terça-feira, 9 de junho de 2009

O Cortiço

* Romance.

* Na cidade do Rio de Janeiro, em meados do século XIX.

* A vida de várias pessoas que moravam em um cortiço no Rio de Janeiro,todas elas se importavam apenas com o dinheiro e o poder e não uns com os outros.
* João Romão era um homem que vivia no bairro de Fluminense no Rio de Janeiro, ele morava perto de uma venda, em que o proprietário era um português. Com a sua morte ele deixou a venda para sua escrava Bertoleza. Ela era amiga de João Romão e com o passar dos meses João conseguiu convencer a escrava de deixá-lo cuidar dos negócios. Com isso ele começou a construir um cortiço e ampliou a venda da mulher.
Com o termino da construção do cortiço as pessoas começaram a aparecer e cada vez mais as casas eram alugadas. Todos os dias mais mulheres iam até o cortiço para lavar roupas e contar fofocas. Enquanto o cortiço crescia a vizinhança também se renovava. Dr. Miranda e sua família se mudaram para o lado do cortiço, e isso atrapalhou os planos de João Romão, pois ele já estava planejando a compra do terreno. A briga entre eles começou, e Miranda como só tinha cabeça para isso acabou se esquecendo de cuidar de sua mulher, que "pulava a cerca", com o filho de seu amigo e outros mais.
No cortiço João Romão quase nem comia para poder economizar dinheiro para poder ampliar o seu estabelecimento, e dentro deste cortiço várias pessoas cada uma com seus problemas e suas características, mas todas tinham algo a fofocar.
Entre essas existia uma mulher que todas a chamavam de bruxa e foi essa dita mulher que colocou fogo no cortiço, todos sairam de suas casas e na confusão esta tal bruxa morreu, e João Romão roubou todo o dinheiro do mendigo o qual também morreu queimado. João Romão no final disse que saiu no lucro, pois o cortiço tinha seguro e ele planejava uma nova ampliação com o dinheirodo mendigo. Já Bertoleza foi presa depois de um plano de João e quando percebeu isso pegou a faca de cortar peixe na venda e se cortou todo o ventre.
* Como a vontade de prosperar na vida pode ajudar-nos a conseguir o que queremos e apenas com muito trabalho se pode construir algo na vida.

* Devemos ter audácia suficiente para apostar o que temos, pois as vezes o resultado pode ser positivo.

* A amizade das pessoas, pois embora elas fossem pobres todas se ajudavam.

* Pensar apenas em dinheiro e poder e não se importar com mais nada.

* Brigar por qualquer coisa sem nem tentar resolver de outra maneira.

* Traição de amigos.

* Fofocas.



Nenhum comentário: