segunda-feira, 29 de junho de 2009
Amiga estou te mandando esta carta, pois estou passando as férias aqui em Salvador na lindíssima praia do Forte, gostaria muito que você ,que foi minha melhor amiga durante grande parte da minha vida, estivesse aqui comigo curtindo as belezas desse lugar, simplesmente maravilhoso e encantador, mistura a natureza com o lazer,assim se tornando um dos lugares mais maravilhoso em que já estive isso, se não for o mais maravilhoso.
Fui a uma agência de viagens , eles me recomendaram passar uma semana aqui nesse lugar, no início fiquei com um pé atrás, mas depois acabei me acostumando com a ideia e resolvi vir mesmo para curtir esta semana de férias que consegui tirar na empresa.
Cheguei aqui, desembarquei do avião e senti esse calor muito gostoso que tem aqui.Fui direto para o hotel que é lindo, há muitas coisas para fazer. Aqui no hotel, posso tanto ficar deitada assistindo TV , relaxando como eu posso também sair e ir para o SPA, que fica logo no andar de baixo. Mas a melhor das sensações de você ficar hospedada aqui é poder acordar de manhã com a brisa do mar batendo em sua janela e aquele cheirinho de água do mar e uma vista simplesmente descomunal. Mas essa não é a única coisa que me tirou o fôlego , também fiquei encantada com a cor cristalina dessas águas e o calor humano com que esse povo nos recebe, você se sente totalmente em casa não falta simplesmente nada para passar uma daquelas semanas que você guarda para o resto da vida.
Enfim minha grande amiga Fabiana,gostaria muito que você pudesse estar aqui comigo para poder curtir essas maravilhas da natureza,e essa sensação tão gostosa de estar de bem consigo mesma,e descontrair um pouco dessa loucura que é trabalhar dentro de um escritório em uma cidade como São Paulo.
Com muito carinho e amor de sua amiga Helena.
quarta-feira, 17 de junho de 2009
Cara amiga Carolina estou escrevendo esta carta para contar-lhe como foram minhas férias com a turma no Canadá. Foi uma pena que você não pode ir junto, a turma se divertiu muito. Ficamos hospedados em cabanas muito aconchegantes e com lareira para “despistar” o frio. Fizemos um passeio maravilhoso, vimos lagos e montanhas cobertas de neve, sem dúvida uma paisagem linda que nunca esperava ver. As montanhas e árvores refletiam no lago cristalino, um lugar perfeito. Por isso fiz uma fotografia que estou enviando juntamente com esta carta.Espero que nossa turma possa visitá-lo novamente, e visitar também outros lugares tão lindos quanto esse, mas é claro que ficaríamos felizes,se das próximas vezes você fosse conosco.
Espero que tenha gostado da carta e da foto, fico à espera de uma carta sua, pois estou com saudades e sei que também tem muitas novidades para me contar.
Abraços de sua querida amiga Michele!
Cara família,
Estamos chegando ao Hawaii, um lugar muito bonito, águas azuis da cor do céu. O oceano está cheio de vida; peixes de todos os tipos, recifes de corais.
E sem falar nas ondas, elas chegam a 4 metros. São radicais.
A paisagem vista daqui é espetacular, dá para ver várias pessoas utilizando a maravilhosa praia, com montes de conchas e pequenos animais muito bonitos, que saem e entram na areia fofa em um piscar de olhos.
A ilha possui várias árvores, grandes e pequenas, mas cheias de frutas deliciosas que dão água na boca. Há também plantas exóticas, com flores coloridas e cheirosas, que todos admiram com brilho nos olhos.
As pessoas estão debaixo dos guarda-sóis, por causa do forte Sol, que ilumina as águas claras, deixando tudo mais bonito.
Na praia, há também grandes rochas, que contribuem com a bela paisagem.
Estou ficando preocupado, há barcos de pesca no mar, que podem estar atrapalhando a importante reprodução animal.
Há vários restaurantes na praia, com isso você pode ficar ali, até a hora que quiser, e comer lá mesmo.
Estou esperando a sua resposta.Espero muito que vocês venham, é um ótimo lugar para passar as férias. Não vejo a hora de sair desse barco e ir aproveitar tudo isso.
Um Abraço,
Alisson
Ps: Descobri que os barcos são de biólogos, e as ondas acalmaram.
Minha querida prima, estou escrevendo para lhe dizer o quanto é maravilhoso o sítio que comprei. Ele fica em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.
Estava passeando de carro quando avistei esta maravilha ,como estava à venda, resolvi comprá-lo. Tudo aqui é muito lindo, a casa é enorme e muito aconchegante, há oito quartos, sendo três suítes, uma sala de jogos, com mesa de sinuca, pimbolim, tênis, muitas atividades interessantes. Há também uma linda varanda com muitas redes. No jardim há muitas árvores frutíferas, como laranjeiras, macieiras, limoeiros e também um parreiral, sem falar na linda piscina bem no meio do jardim.
Há um estábulo que está meio abandonado, mas vou reformá-lo e comprar alguns lindos cavalos.
Como já falei este lugar é muito lindo. Aproveito o momento para lhe convidar para vir passear em um final de semana, para conhecer o sítio e matarmos nossa saudade.
Com carinho
Andressa
Cara Vovó
Estamos voando de avião ao redor do monte Everest, é o monte mais alto do mundo, nossa tem muito gelo e neve aqui, ontem estávamos em um hotel aqui e deu uma avalanche, que derrubou mais de vinte casas, de tão forte que foi.
Vimos um urso polar que tinha o pelo muito branco e era muito forte e muito ágil para caçar.
É muito bom estar aqui, pois é muito lindo, mais lindo que ver na TV, que nem mostram a parte mais legal. A parte mais legal é estar aqui e ver esta maravilha de perto, é estonteante de tantas coisas que você nunca viu na vida, e vim para cá e vê.
Por favor venha é muito bom!!!
Uma experiência inesquecível!
Abraços do Rafa
A quem encontrar esta cara,
Excelentíssimo Presidente,
Aqui em Tocantins todas as pessoas estão extasiadas, já faz três anos que todo o estado está pedindo para você eleger as sete maravilhas do Brasil, como sabemos que o projeto está em andamento decidimos mandar essa carta com uma foto, para concorrer junto com os outros lugares.
É um lugar que começou a despertar o turismo há pouco tempo. A hospedagem é ao ar livre, pois a paisagem é fascinante. Para chegar até aqui é preciso passar por várias estradas poeirentas, desertas e com trechos de areiões. Uma verdadeira aventura.
Há vários rios, onde pode ser praticados vários tipos de esportes, os turistas ficam encantados com tudo isso e acabam voltando mais vezes.
As águas mornas se misturam com areia, dando a impressão de estarem fervendo. Tem muitas espécies de animais nas matas.
Venha visitar assim que puder!
Beijo !
Carta
Querida Paula
Estou aqui em Porto de Galinhas-Pernambuco, onde se localiza uma grande região de piscinas naturais com ótimas oportunidades de mergulho, surf e com grandes excursões para praias diferentes.
Aqui observando vejo muitas pessoas aproveitando o belo dia de verão, pessoas em barcos navegando sobre a linda água cristalina e uns ares suaves, tranqüilos de todos os turistas presentes. Percebo também uma grande quantidade de corais, contemplando mais ainda esta paisagem.
Porto de Galinhas é um lugar privilegiado por ter uma grande variedade de bares e boates, ofereçendo forró, rock, mangue, maracatu, dance music e vários outros estilos musicais.
Minha amiga Paula, eu como turista lhe digo você deve visitar este paraíso, pode apostar e para melhorar é muito pertinho de Recife apenas 70 quilômetros, pensa as comprinhas??
He he! Aproveita as férias e apareça por aqui!!
Abraços de sua grande amiga Mayara.
Querida amiga Júlia, este lugar que fica em Floripa, e é um lugar incrível com uma ilha, posso ir a qualquer momento basta pegar o barco que nos trouxe da cidade até aqui, lá há uma grande quantidade de árvores e diversos tipos de plantas e animais.
Ao redor da casa também se encontram muitas árvores, que cercam uma plataforma onde está a piscina, dá para tomar banho de sol e ver as lindas paisagens como a ilha, o mar e a cidade.
Podemos passear de barco para vários lugares.
Quando você vier para cá, nós viremos até aqui, você vai amar, tenho certeza.
Um beijo, até mais.
Ana
Prezado Carroceiro,
Sei que já está cansado de receber notícias da minha vida, mas estou lhe enviando esta carta, como um pedido.
Andando por essas ruas, lembrei-me de nossa feliz infância, lembra de quando empurramos a Mariela no chiqueiro e depois a lavamos no rio para a mãe dela não ver?
É, nós crescemos e cada um tomou seu rumo. Você foi para o Recife e só nos comunicamos através de cartas, já Mariela, sacrificou seu cavo em São Paulo e ficou por lá mesmo.
Agora eu estou feliz aqui, com meu parceiro, o cavalo indestrutível Capitão, nos aventurando entre os carros, estou até levando, meu guarda-roupa agora, eu o achei no lixão, mas está em boas condições, agora estou o levando para o meu barracão.
Escrevendo essa carta sob minha carroça não posso parar de olhar para os lados, a travessia de um rio, infinitas árvores, postes gigantes, grama baixinha. Demais!
Um arranha-céu, não, são muitos e enormes.
Parceiro, venha para cá, juro que não se arrependerá, traga sua família e venha, aproveitar a beleza de Porto Alegre!
Atenciosamente
Larry Escobar
Estou passeando numa cidade da Bahia, e fiquei hospedada no hotel Royal Palm Plaza, o hotel é muito bonito, há varias piscinas, algumas térmicas outras não.Os apartamentos ficam em prédios logo após algumas palmeiras, há uma área de churrasco, vários bares na aréa das piscinas externas. Sempre há pessoas tomando banho de piscinas. Elas possuem formatos diferentes, não são quadradas nem redondas. Os quartos são muito bonitos, no que estou hospedada, há uma cama de casal,uma banheira de spa, uma televisão,ar condicionado, enfim, tudo de bom. O café da manhã é ótimo com várias opções de comidas e bebidas. No hotel não há restaurante, mas há uma lanchonete 24 h, onde você pode pedir lanches e pode comê-los nas piscinas ou nos quartos. No hotel há uma sala de jogos sempre movimentada, os que eu geralmente jogo é Bilhar e Poker. Dispõe também uma sala com vários tipos de massagens como sueca e japonesa. Enfin amiga, este hotel é de luxo! Você é tratada como uma rainha,você deveria vir passar um tempo aqui e desfrutar dessas maravilhas. Estou com saudades, um beijo!
Marina!
Camila,
Estou ótima morando aqui no Japão, é tudo maravilhoso, só que eu não entendo uma palavra que eles dizem, mas isso é até eu me acostumar, afinal, só estou aqui há dois meses.
À noite a cidade é muito iluminada e é uma correria. Aqui é o Paraíso da compras, há muitas e muitas lojas de roupas, bolsas, sapatos e eletrônicos, você iria amar!
O mais legal por aqui é observar as pessoas, que são de uma cultura muito diferente da nossa.
Pelas manhãs vimos muitas pessoas praticando ioga e correndo pelos maravilhosos parques na cidade, que são repletos de belas cerejeiras.
Os restaurantes são bem variados, e as comidas são ótimas.
Amiga, você precisa vir me visitar!
Um beijo, mesmo tudo sendo incrível aqui, estou morrendo de saudades do Brasil.
segunda-feira, 15 de junho de 2009
É o amor!
É tão doce como o pecado,
ninguém vai se opor,
e vai ser muito bem falado.
Traz consigo lembranças
de amor, paz, compaixão,
e o sentimento lança,
para aqueles que amarão.
A vida segue muitos caminhos.
Você prescisa decidir,
escolha os mais certinhos,
como fez o Valdecir.
Nossa cabeça está virada.
O sentimento é tonto,
basta caminhar na calçada,
e você pode ficar morto.
Mayara
domingo, 14 de junho de 2009
O Mandarim
*Romance
*China 1880
*Teodoro, mata um Mandarim da China para herdar a sua herança.
*Teodoro, bacharel e amanuense do Ministério do Reino. Mora em Lisboa, na pensão de D. Augusta, na Travessa da Conceição. Leva uma vida monótona e medíocre de um pobre funcionário público que suspira por uma ventura amorosa, por um bom jantar, num bom hotel, mas que tem pouco dinheiro.Teodoro não acredita no Diabo nem em Deus, mas é supersticioso e reza a N. Sr.ª das Dores.Um dia descobre, na Feira da Ladra, um livro com a lenda do Mandarim, segundo a qual um simples toque de campainha, a uma certa hora, mataria o Mandarim e faria dele herdeiro dos seus milhões. O Diabo aconselha-o a tocar a campainha. Tocará a campainha e será rico.Começa então, uma vida de luxúria e dissipação. As mulheres são o seu fraco, logo é traído por Cândida, que o troca por um Alferes. Logo se aborrece permanecendo em si o sentimento de culpa do Mandarim que assassinara.Viaja pela Europa e Oriente. Depois, decide partir para a China, pensando em compensar a deserdada família do falecido Mandarim. Tudo corre mal. Tenta em vão fugir dos remorsos.Regressado a Lisboa tem visões com o Mandarim. Acaba por pedir ao Diabo que ressuscite o Mandarim e o livre da fortuna. Teodoro, deixa a sua fortuna ao Diabo, em testamento. Volta à sua vida de aborrecimento e saciedade, considerando finalmente, que "só sabe bem o pão que dia-a-dia ganham as nossas mãos".
*É um livro curto e interessante e faz você querer lêr até o fim.
*Poucos personagens, letra muito pequena e dificil de entender.
Ficção Científica
Vila de Itaguaí, Brasil 1980
Alienista é o especialista em tratamento de doenças mentais, o médico que cuida dos alienados (loucos, doidos). Os doentes são os loucos ou são aqueles em seu perfeito juízo?
Simão Bacamarte em estadia na Europa, adquire conhecimentos sobre o estudo e o tratamento da loucura e decide então classificá-los. Voltando para o Brasil e através de autorização e auxílio da Câmara de Vereadores de Itaguaí, funda um hospício onde resolve estudar os limites entre a razão e a loucura, a “Casa Verde”, assim denominada por possuir janelas pintadas de verde, convencendo as autoridades e a população de que estudar este mal era tendência na Europa. Os primeiros alienados começaram a povoar o hospício: pessoas vaidosas, bajuladoras, indecisas.
Simão era casado com Evarista, que não possuía atributos de beleza e tampouco conseguiu engravidar. Mesmo depois de dietas e ações médicas realizadas por Simão os filhos não chegaram. Com essa frustração, Simão dedicava-se ao estudo dos seus loucos arduamente, e assim, Evarista sentiu-se abandonada. O marido, então lhe deu uma viagem ao Rio de Janeiro, com a tia e a mulher do boticário, amigo íntimo de Simão.
Certo dia, Simão mandou chamar Crispim Soares, o boticário seu amigo e confidente. Simão lhe conta suas idéias a respeito de experiências que vão mudar a face da terra. A loucura, era até agora uma ilha perdida no oceano da razão, começo a suspeitar que seja um continente. O padre Lopes, sabendo dessas idéias, pensa que os limites entre a razão e a loucura estavam bem delimitados. A partir daí, instala-se o terror na cidade, quando Costa, que havia recebido uma herança e conseguiu ficar na miséria, é internado na “Casa Verde”. Sua prima foi pedir por ele e acaba também sendo internada. Depois prenderam Mateus, o homem apenas tinha uma bela casa com um belo jardim e gostava da admiração alheia. Um outro médico chamou a Casa Verde de cárcere privado, e a opinião se espalhou rapidamente. Aos poucos Simão Bacamarte, resolve que os honestos e os justos eram também loucos. Chega ao ponto de internar quase toda a cidade. A população esperava o retorno de Evarista, na esperança de que o marido a ouvisse e diminuísse a fúria do estudioso. Mas nem assim... Martim Brito discursou em homenagem à dama, dizendo que Deus quis vencer a Deus e criou Evarista.
O alienista viu ali um caso típico de lesão cerebral, e o moço foi recolhido. A rebelião era iminente, pois consideravam o médico um déspota. Lideradas pelo barbeiro Porfírio, cerca de trinta pessoas foram à câmara municipal, que negou qualquer interferência em assunto de natureza científica. Partem então para a Casa Verde, com a intenção de destruí-la. Simão Bacamarte diz que seus atos só seriam explicados aos mestres e a Deus, jamais a leigos ou a rebeldes. Porfírio, conversando com o Simão compreende a necessidade da Casa Verde. Há uma intervenção militar e os revoltosos são trancafiados no hospício. João de Pina, também barbeiro denuncia que Porfírio deve ter se vendido a Simão Bacamarte, nisto veio uma força mandada pelo vice-rei e Porfírio, Crispim Soares, o vereador Sebastião de Freitas e muitos homens foram levados à Casa Verde. Por fim até Evarista em quem o alienista enxergara uma mania, foi recolhida ao hospício.
Certo dia, a população fica assombrada. Percebeu ele que quatro quintos da população estavam alojados na Casa Verde. Concluía então que o normal e exemplar é que era o desequilíbrio. Foram então levados à Casa Verde aqueles que “gozavam do perfeito equilíbrio de suas faculdades mentais”. A câmara aprovou o projeto por um ano para realização de experiências. Houve muitas festas para comemorar o retorno dos antigos reclusos. Após cinco meses a Casa Verde estava com uns dezoito doentes. Eram poucos os loucos, o que confirmava a nova teoria... Nessa nova fase, as curas foram muitas. Em uma pessoa que padecesse de modéstia, ele aplicava uma medicação que lhe incutisse o sentimento oposto. A cura não seria apenas a descoberta do desequilíbrio do cérebro?
No fim do tratamento todos foram postos fora e Simão concluiu que os cérebros bem organizados recém curados eram desequilibrados como os outros e que em cada cérebro havia os dois.
Amigos de Bacamarte apontaram nele as virtudes de um cérebro perfeito. O padre Lopes enfatizou que ele reunia inúmeras qualidades, realçadas pela modéstia. Depois de tal conclusão Simão viu nele o perfeito equilíbrio, pois reunia em si a teoria e a prática e decide recolher-se à Casa Verde. Dali a dezessete meses, o alienista morre e é enterrado com pompa e solenidade.
Boatos diziam que o único louco de Itaguaí foi o Simão Bacamarte.
- O Alienista mostra o ser humano que só pensa em seu próprio prestígio e também mostra que todos nós temos um pouco de loucura e cometemos erros as vezes nos arrependemos e percebemos que estamos errados.
sexta-feira, 12 de junho de 2009
A mão e a luva
-São Paulo
-Conta à história de uma moça (Guiomar) que com sua beleza despertou o interese três homens (Estevão, Luís Alves e Jorge), mas seu amor só correspondeu a um deles, Luís Alves.
-Guiomar era uma moça muito simples, que ficou órfã logo cedo, assim foi morar com sua madrinha, a baronesa.Ela era como a filha que a baronesa havia perdido, as tardes elas tomavam chá, conversavam muito, eram muito unidas como mãe e filha.
Luís Alves apóia, da conselhos o quanto pode para seu amigo Estevão, que ama Guiomar a muitos anos, em uma tarde ele contou a ela que a amava, mas ela não disse nada e ficou magoada pois não queria que isso acontecesse ela achava Estevão muito sentimental.O tempo passou Estevão conversou com ela ainda algumas vezes mas ela não sentia nada por ele além da amizade.Em uma noite na casa da baronesa todos inclusive seu sobrinho Jorge estavam lá escutando um romance que Guiomar partilhava com todos, mas acabou ficando tarde e eles foram se recolhendo Guiomar ia acabar de ler seu livro no quarto, foi assim que Jorge aproveitou e colocou uma carta dentro do livro aonde ela havia parado de ler para que quando ela fosse ler em sua cama visse.Quando ela chegou a ler ela ficou incrédula como não tinha percebido que Jorge a amava, foi quando Mrs. Oswald entrou em seu quarto e a explicou que ela devia dar uma chance a ele pois quando ela havia percebido a paixão de Jorge ela falou com a baronesa que disse que tudo que ela mais queria era que Guiomar casasse com Jorge era sua única missão ainda na terra, Guiomar ao escutar isso ficou muito confusa, mas não era o que ela queria seu coração não sentia nada por Jorge para ela ele era fraco de caráter,egoísta e orgulhoso de si mesmo, por isso ele não foi a preferência dela, Jorge ficou muito tempo sem freqüentar a casa da baronesa, ele estava envergonhado.O terceiro pretendente Luís Alves conversou com Guiomar poucas vezes mas das poucas vezes eles eram os que mais combinavam, foi quando ele confessou que estava apaixonado por ela, como ela o amava também pediu que ele fosse pedir a baronesa a sua mão, ela concedeu e eles se casaram seu casamento se encaixou como a mão e a luva.
-O livro é ótimo, conta a história de um romance, que desperta a curiosidade do leitor de ler cada vez mais para saber o que vai acontecer, quem ficará com quem.
-A disputa entre Guiomar.
quinta-feira, 11 de junho de 2009
O Demônio Familiar.
- Rio de Janeiro, 1857.
- A vida de Pedro, escravo, que tenta casar os seus patrões.
- Esse romance começa na sala de jantar de Eduardo, que é um escravo negro, como a maioria na época, ele fala errado e de maneira infantil como as expressões “nhanhã”, “nhonhô” que se tornam engraçadas com o decorrer se suas falas.
Naquela época todos acreditavam que em toda casa, tinha um demônio familiar, que era aquele que só incomodava, ele tirava a tranquilidade das pessoas que viviam na casa. No caso, por exemplo, podia ser um irmão que não para de falar e incomodar toda família. Já lá, o demônio familiar é o próprio Pedro, que para parar de ser o "demônio", precisa sair da casa, e o próprio Eduardo o despede (ou o liberta) para a vida. Pedro ainda agradece.
Ele tinha como principal meta ser cocheiro. Foi quando ele teve a meta de ser cocheiro em casa de Major.
Alencar também um dos chefes de Pedro acreditava que o maior castigo possível era o próprio escravo ter a liberdade, mas na verdade ao o libertar o dono exige dos mais ricos que o demônio ainda pode não ter acordado, assim com a escravidão vai expulsar o demônio de seu convívio.
- Pontos Positivos: A História do livro é excelente, e deixam com que os leitores fiquem curiosos para saber o final do romance, também tem tudo a ver com a escravidão relatando alguns problemas que os negros tinham como o preconceito ou até por ser escravo. Por ser engraçado muitas pessoas acabam
- Pontos Negativo: A Forma do texto não é muito boa, por ser teatro é necessário prestar atenção em todas as falas para entender os detalhes. O linguajar não é muito complexo, porém é difícil de entender como a maioria dos teatros. A falta de expressão diferenciada dos negros, apesar de que na época era deste jeito.
terça-feira, 9 de junho de 2009
Esaú e Jacó
-Rio de Janeiro XIV
-Ambição
-O livro conta a história de dois irmãos gêmeos chamados Pedro e Paulo, os dois viviam dispuntando entre si, até que um dia conheceram uma moça chamado Flora que os 'enfeitiçou'. Flora gostava igualmente dos dois irmãos e não sabia qual escolher para se casar, para que não ouvesse mais brigas os irmãos decidiram que ela devia em um prazo de três meses escolher com qual deles queria ficar, mas não teve tempo para fazer isso, pois adoeceu e morreu.
Com a morte de Flora os dois irmãos se uniram, as brigar acabaram e cada um seguiu o seu caminho na politica.
Mais tarde sua mãe veio a falecer e pouco antes de morrer os contou um segredo que não foi revelado a ninguem. Pedro seguiu seu caminho na politica e Paulo o seu e assim acaba o livro.
- O amor que Flora sentia pelos irmãos e o amor que ambos sentiam por ela,
o fim das brigas, tanto Paulo quanto Pedro se deram muito bem na vida.
- A morte de Flora, as brigas por poder entre Paulo e Pedro, a morte de Natividade.
Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis
O romace ocorre no ano de 1881 no Rio de Janeiro e fala sobre a vida e morte de Brás Cubas
O nascimento de Brás Cubas sempre foi muito esperado por sua família, mesmo aprontando muitas confusões na infância era muito amado por seu pai, que tinha muito orgulho e lhe cobria de beijos. Chegou a quebrar a cabeça de uma escrava por não lhe dar doce de coco.
Brás Cubas foi crescendo, fazendo amizades e se apaixonou, um grande motivo para ser mandado para fora do Brasil para concluir os estudos, e quando voltou, se deparou com sua mãe muito doente, que morreu pouco tempo depois.
Também teve que enfrentar o seu pai que almejava ter um filho deputado.
Um grande amor de Brás cubas foi Virgília, com quem pretendia se casar.
Nenhum de seus planos dá certo e ele acaba perdendo a esposa e o cargo para Lobo Neves.
Tempo depois, ele se apaixona por Nha Loló, mas o casamento também não dá certo. Quincas Borba, seu amigo de infância vai lhe visitare rouba um relógio, que volta tempo depois para devolver e contar a sua teoria filosófica do Humanitismo.
Brás Cubas termina sua vida sozinho, sem nenhum herdeiro para deixar sua miséria. Ele tinha o projeto de criar um remédio contra a hipocondria e contrariu uma pneumonia na tentativa de patenteá - lo, a qual foi a causa de sua morte.
Pontos Positivos: *O livro é bem detalhado e conta toda a vida de Brás Cubas.
*Retrata bem a realidade das famílias mais ricas daquela época.
* Nos mostra que devemos aproveitar melhor a vida.
Pontos Negativos: *Algumas palavras são de difícil entendimento por serem de uma outra época.
* Os Pais de Brás Cubas o apoiavam mesmo ele sendo mal- criado.
* O pai de Brás Cubas queria escolher até a profissão do filho.
O Código da Vinci - Dan Brown
- Suspense
- Londres, século XXI
- Achar o Santo Graal e o segredo do Priorado de Sião.
- Conta a história da morte misteriosa do curador do Louvre, que pertencia ao Priorado de Sião.
uma sociedade secreta e guardava o segredo do Santo Graal e de mensagens sobre o assunto que estariam nas obras do pintor Leonardo Da Vinci. A partir deste assassinato se desenvolve toda a trama.
O livro aborda a vida de Jesus de uma maneira completamente contraria da Bíblia, ofensiva para os que nela crêem. O livro diz que Jesus realmente existiu, mas que ele era somente humano e não divino. Todos diziam que ele teria sido casado com Maria Madalena e eles tiveram filhos, alguns ao qual estariam vivos até hoje. Leonardo da Vinci era membro de uma sociedade secreta chamada de "Priorado de Sião", fundada em 1099. Robert Langdon, um simbologista de Harvard, e uma criptógrafa francesa chamada Sophie Neveu, juntos encontraram uma série de vestígios que revelam os "segredos" do Cristianismo: que Deus seria uma mulher, Jesus teria descendentes e que Maria Madalena seria divina. Essas verdades estariam escondidas numa série de documentos secretos chamados de "Documentos do Santo Graal”.
- O livro é ótimo, e você descobre coisas das obras de Leonardo da Vinci, que nunca teríamos percebido.
- Falar de Jesus de uma forma contraria a Bíblia.
- Romance
- Porto Alegre, anos 90.
-Conta a história do próprio protagonista, e oque aconteceu em uma viajem que ele fez para os Estados Unidos.
- O protagonista conta sua própria história, e lembra de seu amigo chamado João que morreu em seus braços. Ele voltou dos Estados Unidos, ele foi para lá justamente para ficar com o amigo. Ele tinha uma esposa que se chamava Ada, ela se separou do marido e foi morar em uma praia, lá se apaixonou por um pescador que ensinava ela a pescar todas as manhãs. Ele escrevia livros, mas seu último não havia vendido nada e então ele começou a beber em excesso vivia de traduções das quais já na aguenta mais, ele está a um mes com a mesma roupa e sai pela manhã já indo direto aos bares, ele bebia dreher. Cada vez que ele ve algo que lhe faz lembrar o passado, das coisas que aconteciam em sua vida, ele parava e ficava lembrando. Um dia quando estava bebado jogou a chave de seu apartamento no bueiro, e quando isso ocorreu ele se viu novamente no passado. Ele vai andando em direção ao Vale que fica atras do morro quando avista uma casinha de madeira, vai até lá. Chegando lá, ele chama por alguém, sai um homem que falava uma lingua estrangeira e se chamava Steve, então ele pediu água e o Steve,que tinha cabelos louros e usava uma calça branca, disse que não tinha água, apenas cachaça, então os dois beberam cachaça. Começaram a conversar, foi aí que Steve disse que estudou em Harvard e durante este período ele foi dopado por um psiquiatra, ele abandonou Harvard, e então foi se internar em uma clinica interna, lá ele sofreu uma terrível aminésia, e continuou contando sua história, ele contou que em Boston ele tinha um amigo que se chamava Baby Buffalo e que ele tinha sido preso várias vezes, pois ele estuprou uma mulher em um parque, quando disse isso, o protagonista lembrou de quando ele e Ada estavam nos Estados Unidos juntos, e lembrou também que ela leu um livro do qual havia gostado muito, este livro tratava de uma sociedade autosuficiente na qual tudo de que se necessitasse seria produzido, abolindo a introdução do comércio exterior. Chegando ao fim Steve após ter bebido muito, entrou em coma alcoólico, e pediu ao amigo para que limpasse ele, então o amigo deu banho em Steve. Quando de repente alguém abre a porta, era Jill aquela mulher ruiva de olhos verdes. Eles ficaram conversando um longo tempo até, ouvirem o grito de Steve, foram até lá e ele estava sangrando arrastaram ele até a sala, lá Jill abraçou ele mesmo o chão. O protagonista voltou para o Brasil, pensando em reencontra João, então ele o viu diante de um vidro, e foi ao seu encontro, e não importava se ele já havia morrido oque realmente importava era devolver um enorme sorriso para João.
-É um livro que tem um vocabulário fácil de entender.
-Steve não deveria ter morrido no fim.
A Relíquia
Palestina, Egito E Portugal.
Fala sobre a vivência exageradamente beata da personagem D. Maria Patrocínio das Neves, e um amapanhado psicológico representadao pelo sobrinho de D. Patrocínio , Teodorico Raposo homem de tendências liberais.
Teodorico é órfão desde a infância e criado por uma endinheirada tia materna, D. Patrocínio, a titi. Faz Direito em Coimbra e freqüenta as rodas boêmias, mas não deixa de idolatrar a tia, na esperança de conseguir ser seu herdeiro. Ele mantém, portanto, duas faces, a libertina e a "beata". Depois de uma briga com a amante, parte para a Palestina, em excursão financiada pela tia. Surgem personagens interessantes como o alemão Tópsuis e o português Alpedrinha. No Egito é apresentado à inglesa Mary, com quem tem um relacionamento amoroso. Ao partir para Jerusalém, Mary o presenteia com uma camisola. Teodorico compra uma imitação da coroa de Cristo para levar de relíquia à tia beata e garantir assim sua herança.
Ao retornar a Portugal, o rapaz entrega o pacote em que supõe estar a camisola de Mary a uma mendiga e ao chegar em Lisboa vê-se diante da titi e sua corte , presenteando-as com uma série de relíquias e relatando detalhadamente a viagem. No momento de maior expectativa, entrega o pacote com a suposta relíquia da tia, é desmascarado e deserdado. Consegue um emprego, casa- se, mas aparentemente continua um oportunista. Mas se tivesse afirmado que a camisola de Mary era a camisa de dormir de Santa Maria Madalena ele teria herdado a fortuna de sua tia,titi.
Positivos: O amor entre Teodorico e Mary.
Negativos: Teodorico enganar sua tia para herdar sua fortuna.
Ressurreiçao
-Rio de Janeiro,meados do século IX
Conta a história de Félix um jovem médico, aconchegado em seus confortos, que namora com Cecília em pequenos 6 meses, que para ele é bastante pois uma paixão nunca pode durar mais que um semestre.
Viana seu amigo, em uma janta na casa do coronel lhe apresenta sua irmã Lívia,uma belissima mulher viúva há dois anos. Começaram se relacionar como bons amigos, visitavam-se, estreolhavam-se e por sorte Félix se dava muito bem com o pequeno filho de Lívia. Mas Félix na flor da idade começou se encantar por Lívia, assim o tempo foi passando e Félix ficava cada vez mais apaixonado por Lívia, entao um belo dia se declarou indiretamente, fazendo com que a bela mulher levitasse seu amor tambem!
Uma grande paixão ali surgio, com erros e acertos e com muitas chances de dar certo! Entretanto como toda paixão um emprevisto aconteçeu, ele descobriu que um grande amigo de Livia a amava, e sempre frequentava sua casa. Com seu ciume exessivo brigou com Livia e se separaram.
Muitos dias de angustia, principalmente pelo rompimento e tambem por que por esses dias Raquel filha do coronel e muito amiga de Livia adoeçeu e ficou a beira da morte, um dessespero total! Um tempo depois Raquel se recuperou e foi morrar com Livia, que já tinha reatado seu romance, o ciumes continuava atrabalhando sua vida mas sempre dava um jeito de resolver a história. Félix e Livia muito apaixonados resolveram se casar, muito festejo pelos dois mas Raquel não gostou muito da história, estava completamente apaixonada por Félix...
No dia anterior de sua saida conversou com Livia e mesmo assim as duas ficaram muitos sentidas e no dia da volta para casa Raquel entregou um pequeno bilhete a Félix dissendo que era pra fazer Lívia a mulher mais feliz do mundo.
Ficou confuso e contou para seu grande amor o ato de Raquel, Lívia sem saber o que fazer lhe contou toda a história...
Após curtos dois meses, estavam quase prontos para se casar o inesperado aconteçeu, Félix recebeu uma carta e rompeu seu noivado com Lívia. Por que? Por que? era o que Livia ficava se perguntando, ficou muito mal chegou a beira da morte de tanta tristesa.
Félix tinha sumido, não apareçia mais a 1 semana o amigo de Livia descobrio aonde ele se encontrava e Viana foi procura-lo.
Encontrou-o, conversaram, Félix não aparentava estar triste mas em seu rosto tinha marcas de longos e sofridos dias, Félix contou então que recebeu uma carta dissendo que o ultimo casamento de Lívia foi sofrido e que não era fiel ao seu relacionamento. Então Félix chegou a conclusão que não queria passar por isso e resolveu romper sem deixar vestigios.
Viana assustado com o acontecimento convenceu Félix a voltar e mudar seu pensamento, voltou e tentou reatar seu noivado, mas Lívia estava cansada de sofrer e disse não que aquilo foi o basta.
Após 10 anos Livia envelheceu e continuou uma encantadora mulher, mas com o amor coroendo seu coração e Félix no seu canto aconchegante entretanto com seus traços de um grande amor perdido...!
-Positivos: O amor, o relacionamento entre pessoas de idades diferentes e as grandes atitudes das amizades.
-Negativos: O ciumes, a confiança em pessoas desconhecidas e o arrependimento
O velho da horta
-Periodo do renascimento
-Conta a história de um velho dono de uma plantação de hortaliças que se apaixona por uma alcoviteira que vai sempre comprar seus produtos
-O livro conta a história de um velho conhecido na vizinhança que tinha uma horta e estava passando dificuldades financeiras e resolveu vender as hortaliças para melhorar sua renda mensal , ele montou sua barraca e começou a vender e certo dia uma alcoviteira foi comprar em sua barraca e ele deu uma paquerada nela , mas sem resultado ela nem deu bola para ele , mas percebeu que ela começou a ir comprar hotaliças mais frequentemente e o velho começou a ser mais gentil cada vez mais , se oferecendo para levar as compras até a casa dela e aproveitando para saber onde a alcoviteira morava , para ele estava tudo muito bom e ela decediu se aproveitar da situação pedindo varias coisas que era de sua nessecidade cendo assim ele consiguiu ''namorar'' ela um bom tempo mas o velho descobre uma traição da alcoviteira e decide acabar o namoro e depois dessa deciçao só acontece coisas ruins para ele , ele perde a barraca de hortaliças e fica pobre sem nada , nem sequer familia dinheiro , mas nao foi só ele que se deu mal a alcoviteira foi presa e espancada em praça publica.
-Facil de entender
-Livro que se passa em poucos lugares e quando você começa a gostar do livro ela já acaba
Cinco Minutos
- Rio de Janeiro, meados do século XIX
- Um homem que procura por seu amor.
- Um homem perde um onibus por cinco minutos de atraso, e pega o próximo, se aconchega a um canto perto de uma mulher de véu. Ela começa a se aproximar dele, que fica inseguro para beijá-la e fica com a duvida, bonita ou feia?
Ele desce do ônibus apaixonado e começa a procurar por seu grande amor. Depois de um mês de procuras ele a encontra numa ópera, e faz várias indiretas do seu camarote, vizinho ao que a moça estava. Ela sai correndo com um lenço cheio de lágrimas.
Com o decorrer do tempo, ela manda uma carta declarando-se e dizendo que não poderia ficar com ele pois possuia uma doença incurável. Ela partiria para a Europa no dia seguinte.
Desesperado, ele vai ao encontro de sua amada, mas tem obstaculos entre eles.
Enfim ele a encontra, se beijam, e ele tem uma surpresa, ela fica tão feliz e tem vontade de viver novamente. Se casam e vivem felizes.
- É um romance muito bom, pois mostra a história de duas pessoas que viveram um grande amor, onde que o homem teve que ir atrás de sua amada, a procura da felicidade.
- O fim do livro poderia ser mais aprofundado, com mais emoção.
A Moreninha
- Ilha de Paquetá, em meados do século XIX
-Conta a história do grande amor da vida do protagonista
- Filipe convidou alguns amigos para passar uns dias na Ilha de Paquetá, eles fizeram uma aposta onde Augusto tinha que se apaixonar por alguém ou escrever um romance, ele tinha prazo de quinze dias.
Chegando na ilha, encontraram as primas de Filipe e resolveram conversar com elas, Augusto já pensando na aposta convidou todas as meninas para sair, mais somente uma aceitou. Foram caminhando até chegar em uma gurta e lá começaram a lembrar o passado, e Carolina pediu a Augusto se ele já tinha vivido uma história de amor, ele contou que quando era pequeno se apaixonou por uma menina na praia, e que tinha jurado amor eterno á ela.
Logo seus amigos chegaram, e eles decidiram marcar outro dia para conversar, depois de vários encontros e desentendimentos, se deram conta que estavam apaixonados.
Quando ele realmente sentiu que estava no auge da paixão começou a ir atrás e perseguir Carolina, quando os dois ficam noivos ela manda- o casar primeiro com sua amanda de infância e depois revela ela ser esta pessoa.
Depois de um mês eles casaram, Augusto precisou cumprir a aposta, escrevendo sua grande história de amor, A Moreninha.
- A aposta que ele fez, resultando em um belo livro
Descrição dos lugares, a insistência dos amigos no romance, e como eles o ajudaram, diciónario no final do livro.
- Difícil entendimento, muitos personagens, linguagem muito formal.
O Cortiço
* Na cidade do Rio de Janeiro, em meados do século XIX.
* Devemos ter audácia suficiente para apostar o que temos, pois as vezes o resultado pode ser positivo.
* A amizade das pessoas, pois embora elas fossem pobres todas se ajudavam.
* Pensar apenas em dinheiro e poder e não se importar com mais nada.
* Brigar por qualquer coisa sem nem tentar resolver de outra maneira.
* Traição de amigos.
* Fofocas.