quarta-feira, 11 de junho de 2008

A falta de leitores

Todo livro deve ter um tema e no decorrer de suas páginas devem discutir este assunto. Porém existe várioslivros (principalmentes brasileiros) que seu tema é: Nada, ou seja, seu assunto é um nada, seus escritores escrevem sobre nada.
Este nada dos livros, não são no sentido de sem assunto, mas sim no sentido de sem um tema interessante. Nos dias de hoje os livros para adolescentes são pobres, neles falta algo que chame a atenção e que o leitor aprenda, lendo o livro, por isso muitos jovens de hoje não lêem.
Deste modo já respondemos uma pergunta, Cada vez menos as pessoas estão lendo? Como pessoas inovadoras que estão sempre ligadas em coisas novas, como os jovens vão se interessar em assuntos desinteressantes que não visam nehum aprendizado?
Para ler bons livros, não é preciso ler Machado de Assis, ou Euclides da Cunha, mas outros autores podem começar a escrever como eles, mas em uma linguagem adequada para os jovens e com suas próprias idéias, o grande problema não é a linguagem utilizada, mas sim a falta de idéia e inovação, mas é isso que as pessoas querem.
É claro que não podemos dar toda a culpa a falta de assunto dos escritores, boa parte da falta de leitura vem dos próprios leitores. Muitos deles embora tendo bons livros para ler, preferem assistir TV, utilizar o computador. Essa idéia é práticamente inaceitável, trocar bons livros o qual enriquece a mente por uma TV a qual não acrescenta nada no dia - a - dia. Devemos dividir o nosso tempo um pouco para a leitura e um pouco para a diversão.
Há também aqueles que não lêem e também não ensinam seus filhos a ler, é uma pena, pois eles não vão saber como é bom viajar nas páginas de um livro.
O que devemos fazer é se conscientizar que o livro enriquece nosso conhecimento e ler muito, embora a falta de autores que escrevem bem sobre algo e a sobra de aparelhos tecnológicos que apenas favorecem ao consumismo.

Nenhum comentário: