sábado, 5 de julho de 2008
terça-feira, 1 de julho de 2008
Biografia de Machado de Assis
Tanto falar, mas afinal, quem é Machado de Assis?
Ele, Joaquim Maria Machado de Assis, nascido no Rio de Janeiro, em 1839, filho de um operário mestiço de português e negro e que quando criança sofreu muito, ao lamento da morte de sua mãe, Dona Maria Leopoldina, portuguesa por sinal.
Foi criado por sua madrasta, mulata, como a primeira mãe, mas se dedicando à educação do menino, com a matrícula em uma escola pública, única que Machado freqüentará.
Sua saúde era frágil, era gago e epilético, mais um motivo de seu sofrimento na infância. Quando o pai morreu, Maria Inês, começou a trabalhar como doceira num colégio do bairro, e “Machadinho” se tornou vendedor de doces.
Mesmo sem cursos muito bons, teve muita vontade de aprender. Em 1855 fez o seu primeiro trabalho literário, um poema chamado “Ela”. Foi publicado em uma revista, que buscava talentos, com isso Machado de Assim foi um efetivo colaborador.
No ano seguinte começa a trabalhar de aprendiz de tipógrafo, e começa a escrever durante o tempo livre.
Em 1959 começa a produzir obras românticas e passou a fazer parte da edição de um jornal.
Seu primeiro livro impresso foi em 1861: “Queda que as mulher têm para os tolos” (como tradutor) e em 1864 foi o seu primeiro livro de poesias.
Depois se casa com Carolina Augusta Xavier de Novais, quando já era um escritor bem sucedido, mas o casamento durou 35 anos, quando sua mulher faleceu, mas sem filhos.
Seu primeiro romance foi publicado e depois não “parou” mais de publicar. Em 1882 publicou “Memórias Póstumas de Brás Cubas” que foi considerado, o pico do realismo da literatura brasileira.
Em 1891 escreveu “Quincas Borba”, outro livro muito conhecido e de grande expressão literária no Brasil.
Apenas em 1899 escreveu “Dom Casmurro”, outro grande livro também conhecidíssimo e de grande expressão na literatura brasileira.
Marco, Rafael e Lucas